A ventosaterapia é um tratamento milenar, usado pelos índios e pelos chineses antigos, onde ventosas de acrílico, que se parecem muito com pequenas esferas de vidro, são colocadas estrategicamente sob a pele, e em alguns lugares elas são feitas até mesmo com fogo. As ventosas criam uma espécie de vácuo na área selecionada, e ficam entre 10 e 15 minutos na pele. O processo é simples, rápido e não invasivo, além de ajudar no tratamento de diversos problemas.
Esse tratamento é completamente natural, de forma que a sucção da pele estimula a circulação sanguínea e libera diversas toxinas no sangue. E tudo isso favorece muito na nutrição dos músculos, além de vários outros benefícios que o tratamento pode trazer.
Quer saber mais sobre esse tratamento? Então continue lendo para conhecer mais sobre a ventosaterapia:
Para que serve?
A ventosaterapia tem diversos benefícios e pode ser usada no tratamento de muitas doenças e condições físicas e até mesmo psicológicas. O mais comum é pessoas procurarem este tratamento para tensões e dores musculares e articulares, mas ela também tem eficácia para tratar celulites e estrias. Em alguns casos, a ventosaterapia também é ótima para tratar ansiedade e estresse, assim como problemas mais comuns como gripe, constipação e dor abdominal.
Quais são os benefícios?
Além de uma de suas maiores ajudas ser o relaxamento de dores no corpo, o tratamento também ajuda muito na desintoxicação do organismo, alivia dores de cabeça, fortalece vasos sanguíneos.
Quando a ventosaterapia não é indicada?
Esse tratamento pode ser quase milagroso para alguns, mas especialistas frisam que ele não é pra todo mundo. Pessoas com trombose, hemorragia, feridas, febre ou fraturas nos locais tratados não devem participar do tratamento.
Escolha comum de atletas
A ventosaterapia é muita usada por pessoas no meio esportivo, principalmente os profissionais que participam de grandes competições, como as Olimpíadas. Nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, atletas como Michael Phelps e membros da equipe americana de ginástica apareceram com marcas circulares no corpo que resultaram da terapia. Isso porque o tratamento ajuda grandemente no desempenho esportivo.
Interessante, não é? E além de ser um tipo de tratamento muito conhecido e usado, a ventosaterapia também se apresentou como uma alternativa de renda para diversos profissionais, tanto da saúde como da estética.
O que achou da ventosaterapia? Nós separamos um curso profissionalizante especialmente para você que quer saber mais sobre esse tratamento natural:
O curso vai contar um pouco da história desse tratamento, assim como ensinar detalhadamente como fazer a aplicação correta e todas as doenças que podem ser tratadas com a ventosaterapia.
Gostou desse conteúdo? Então, continue acompanhando nosso blog para conferir mais artigos, informações, dicas e cursos que podem alavancar a sua vida acadêmica ou profissional.
Gostei não sabia