Hoje, o Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, logo atrás do Facebook em números de usuários ativos (o Instagram, atualmente, tem 800 milhões de contas, contra os mais de 2 bilhões do Facebook). E, além de ser um passatempo e uma forma de compartilhar fotos e momentos, a cada dia que passa, ele se torna mais uma ferramenta dos nossos tempos, com inúmeras funções, sendo uma delas ganhar dinheiro!
Diversas celebridades fazem quantias gigantes com o Instagram. A pessoa mais seguida da rede, a cantora Selena Gomez, tem 123 milhões de seguidores e fatura US$ 550 mil (cerca de R$ 1,8 milhões) por post em seu perfil. Óbvio que, no começo, você não faturaria um valor parecido, mas isso é para mostrar o quão longe o alcance do Instagram pode ir e como investir nessa rede pode ser um bom negócio a longo prazo. Então, se te interessa o investimento nessa empreitada moderna, aqui vão algumas dicas e estratégias para seguir quando se trabalha com o insta.
1. Escolha seu público-alvo
Independentemente do seu produto, do que você vende ou do conteúdo que você produz, é essencial que você tenha definido 100% qual é o público que você quer atingir. Fazendo isso, é possível direcionar os seus conteúdos especificamente para essa pessoa, o que aumenta as suas possibilidades de engajamento, de aumento de público e de compras, se for o caso. Então, olhe bem para o que você oferece, analise seu conteúdo e qual a sua proposta e defina quem você quer alcançar.
2. Construa o melhor ambiente possível
Quando o público-alvo for definido, é hora de construir um ambiente que seja mais direcionado para ele e que chame toda a atenção dele para o seu conteúdo. Tudo o que você produz deve ser pensado nessa persona, que é quem você quer atingir. Quem é ela? Do que ela gosta? O que ela faz? O que ela mais consome? Essas são perguntas essenciais para se pensar e, se você responder todas elas pensando em seu público, as chances de sucesso são bem maiores. Para ajudar a construir o melhor ambiente possível, mantenha uma periodicidade boa de publicações e tente sempre interagir com o público. Um perfil acessível é um perfil de sucesso.
3. Sempre foque na qualidade de conteúdo
Não adianta definir o público-alvo e criar um ambiente acolhedor se o conteúdo produzido não chega à altura de toda essa estrutura. É de extrema importância que o foco, depois da construção de seu perfil, seja em um conteúdo chamativo, que incentive a conversa com seu público, que instigue compartilhamentos, que realmente acrescente algo na vida de quem está lendo. Se isso for feito, o sucesso só vai estar ainda mais próximo, uma vez que o conteúdo é a alma da rede social e um conteúdo de qualidade faz toda a diferença.
4. Use ao máximo todas as ferramentas disponíveis para você
Stories, IGTV, lives, você sabe como usar tudo isso? Cada uma dessas ferramentas pode ser uma peça do quebra-cabeça de sucesso que você está montando com o Instagram e, quanto mais você usá-las, mais pessoas vão ser atingidas pelo seu conteúdo. O Stories representa interação, diversão, e é um conteúdo mais rápido, prático e descontraído, que da mesma forma ainda consegue ser marcante. O IGTV é a plataforma de vídeos da rede e é perfeito para produzir conteúdos mais densos e profundos para seus seguidores mais fiéis, aqueles que investem tempo no que você tem a oferecer. Já as lives servem para aproximar ainda mais você do público, promover conversas cara a cara e, se for o caso, apresentar seus produtos de uma forma bem mais pessoal.
5. Atraia seguidores
Tudo isso já vai te ajudar bastante. A divulgação se faz por si só e, com o foco sendo na produção de conteúdo de qualidade e o relacionamento próximo com o público, os seguidores vêm aos montes com o tempo. Manter uma periodicidade e nunca, nunca, baixar a qualidade do que é postado também são fatores-chave que garantem novos seguidores e mantém os que já estão na página.
Após conquistar popularidade e uma boa quantidade de seguidores, é hora de pensar em como monetizar e trazer resultados palpáveis para todo o seu trabalho. Algumas formas de fazer isso são:
Vendendo o espaço na legenda da foto
Você pode continuar postando os seus conteúdos normalmente, mas com alguma menção à marca que pagou pelo anúncio. Essa é uma opção discreta e menos invasiva no seu perfil.
Vendendo o espaço para links
A venda e exposição de um link pode ser diária, semanal ou mensal na bio do perfil, ou com um preço fixo por postagem, onde o link funciona de forma associada à foto.
Postagem de fotos e vídeos sobre a marca
É o formato que pode ser considerado mais caro, pois o anúncio é direto e a marca fica em evidência.
Lembre-se: Você não precisa ter milhões de seguidores para começar a ganhar dinheiro, pois, o alcance e engajamento são mais importantes e trazem mais resultados para as marcas.
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