Saber atender um cliente é o mais importante em qualquer comércio, seja online ou físico, afinal, é o cliente quem faz a empresa seguir. Então, aprenda algumas dicas de como ter um atendimento de qualidade.
Atender bem o cliente é o primeiro passo para seguir em uma empresa, é o cliente quem faz a empresa progredir, ele faz a “propaganda” da loja. E entender como fazer o atendimento dos consumidores irá trazer diversos benefícios para o seu negócio.
O que é um bom atendimento ao cliente?
Atendimento bom ao cliente não quer dizer apenas tratar bem o consumidor, mas criar um relacionamento de confiança com o público. Segundo uma pesquisa, os clientes se sentem valorizados quando a empresa apresenta ofertas de produtos bons e quando os funcionários são atenciosos e possuem atendimento rápido.
E o cliente deve se sentir:
- Especial e importante;
- Respeitado, acolhido, valorizado e ouvido;
- Motivado a falar bem para outras pessoas, fazendo crescer o público consumidor;
- Vontade de voltar a loja para compras futuras.
Quando o cliente é bem atendido, isso não garante apenas a satisfação dele, mas também a fidelidade. Um bom atendimento aumenta a probabilidade do consumidor voltar ao estabelecimento.
Qual a importância de atender bem o consumidor?
Quando o consumidor é bem atendido, ele se sente valorizado e respeitado, isso aumenta a sua satisfação com a empresa, além de fazer ele se sentir mais seguro em ter a certeza que pode voltar a comprar na loja.
Clientes satisfeitos promovem a divulgação da marca ou loja, isso traz resultados positivos de vendas, afinal, nada melhor que uma propaganda de alguém que comprou e saiu satisfeito da loja, né?
Dessa forma, a importância de tratar bem um cliente é tornar ele fiel à empresa e passar isso para o restante do público, trazendo mais consumidores para a loja.
E como atender bem um cliente?
Depois de saber a importância de um bom atendimento, aqui vão algumas formas para realizá-lo, seja no ambiente online, físico e até mesmo por telefone. Confira:
Cliente presencial
- Seja educado: parece lógico, né? Mas nem sempre os vendedores mantêm essa postura nos estabelecimentos comerciais. Por conta da correria do dia a dia, os vendedores esquecem que o tratamento é o que ganha o cliente, por isso, se mostre sempre receptivo e mantenha um diálogo com o consumidor.
- Seja rápido e eficiente: procure atender os clientes de forma rápida, a sensação de ser esquecido pode fazer com que o consumidor saia da loja sem comprar nada.
- Deixe o cliente à vontade: escute com atenção o que o cliente busca, deixe ele escolher o que quer provar ou ver.
Cliente online
- Respostas rápidas: no atendimento online, procure sempre oferecer respostas rápidas aos clientes, o atendimento online tem a função de ser mais ágil.
- Atendimento proativo: no online, os consumidores esperam que as empresas solucionem o problema ou tirem as dúvidas que surgem.
- Atendimento com proximidade: os clientes prezam por uma comunicação mais próxima com a empresa, nada de superficial ou mensagens padronizadas.
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