A automação residencial é o que há de mais moderno na arquitetura. Hoje em dia ela não está presente apenas nos filmes, mas já é uma realidade muito bem recebida pela população.
Trata-se da automatização de funções que podem tornar as casas mais inteligentes e facilitar a vida dos moradores.
As funções vão desde gerenciamento do consumo de energia até a programação para passar o café no horário certo ou encontrar a temperatura ideal do ar condicionado antes mesmo de você chegar em casa.
Um estudo realizado pelo IDC Brasil (International Data Corporation), empresa especializada na análise e previsões do setor da tecnologia, mostrou que o mercado de automação residencial tem crescido no país e no mundo e promete movimentar a indústria ainda mais nos próximos anos.
Segundo eles, a automação residencial cresceu 21% em 2021, e movimentou mais de 290 milhões de dólares.
No Brasil, a expectativa é que nos próximos anos o crescimento seja ainda maior do que no resto do mundo, com cerca de 30%, comparado a 11,9% mundialmente.
A notícia é animadora para quem pretende aprender como fazer automação residencial ou já trabalha na área. Continue a leitura no blog da Intensiva e saiba mais!
O que é automação residencial?
A automação residencial é a aplicação da tecnologia para automatizar e controlar uma variedade de sistemas e dispositivos dentro de uma residência. Seu objetivo principal é aumentar a eficiência, o conforto e a segurança dos moradores.
Continue a leitura e veja como fazer automação residencial!
Como a automação residencial funciona?
Para entender ainda melhor como a automação residencial funciona, fizemos uma lista com as suas principais aplicações. Veja:
Controle de Iluminação
Imagine poder ajustar a intensidade das luzes de diferentes cômodos usando apenas o seu celular?
É possível, por exemplo, programar para ligar a luz no horário em que os moradores chegam em casa todos os dias ou desligá-la quando estiver fora de casa, mesmo que tenha a esquecida acesa.
Temperatura ideal
É possível monitorar a temperatura interna da casa, mesmo antes de os moradores chegarem em casa, ou programar para o sistema fazer isso de forma automática.
Mais segurança
Ao instalar equipamentos para automação residencial, é possível acessar as câmeras de segurança de forma remota em tempo real, receber notificações em caso de invasões, disparar alarmes, dentre outras funções.
Integração nos sistemas de mídia
Permite o controle de TVs, sistemas de som e projetores de forma integrada e com poucos cliques.
Iluminação natural na medida certa
O sistema permite abrir ou fechar cortinas e persianas distantes e pode ser programado para ajustar a quantidade de luz natural em diferentes momentos do dia.
Quais as vantagens da automação industrial?
Ao saber como fazer automação residencial, um profissional que atua na área pode proporcionar diversas vantagens aos seus clientes. Confira as principais!
Conforto
Tudo isso que citamos acima, já é muito vantajoso e agradável. Agora imagine, por exemplo, poder criar um cenário pré-definido que executa várias ações com um único comando.
O morador pode criar o “modo cinema”, por exemplo, que desliga as luzes, fecha as cortinas e liga a TV.
Poder proporcionar isso aos seus clientes é sensacional e é o que muitas pessoas vão buscar nas casas do futuro: ambientes mais confortáveis com poucos comandos.
Segurança
A segurança é uma das principais vantagens da automação industrial.
Segundo o estudo realizado pela IDC, citado no início deste conteúdo, o departamento que promete mais desenvolvimento na área da automação industrial é o da segurança, com 32%.
As outras áreas são a elétrica, com 32%, os smart speakers, com 25% e os termostatos, com 28% de desenvolvimento.
Economia de energia
A automação da iluminação residencial é uma das mais vantajosas, pois permite a criação de cenas, como o exemplo do filme que citamos acima, ou o ambiente com a iluminação ideal para uma leitura.
Mais economia de energia, sustentabilidade e durabilidade das lâmpadas, além da facilidade de controle podem tornar o investimento em automação residencial mais vantajoso.
Leia também: Como Aprender uma Nova Profissão: Passos para o Sucesso
Como fazer automação residencial?
Quanto aos benefícios da automação residencial, não há dúvidas, mas a principal pergunta, afinal, é: como fazer automação residencial?
A principal dica é contratar profissionais especializados no assunto ou fazer um curso na área para que você mesmo possa iniciar a automatização.
As pessoas até vão encontrar tutoriais na internet de como fazer, mas um profissional é capaz de fazer a instalação sem esforço, garantindo a vida útil dos equipamentos.
Na maior parte das vezes, as pessoas vão procurar profissionais capacitados na área, já que a instalação envolve a parte elétrica e a configuração de aparelhos eletrônicos de forma mais complexa.
Como prestar serviços de automação industrial?
Para quem se interessa pela área ou já atua na prestação de serviços elétricos ou de telecomunicações, por exemplo, investir em uma capacitação pode ser a melhor saída.
Invista em uma capacitação
Um curso de automação residencial vai fornecer conhecimento técnico sólido sobre os princípios, componentes e sistemas envolvidos.
Isso inclui aprender sobre a instalação dos equipamentos necessários, as principais ferramentas e como utilizá-las, configurações dos componentes eletrônicos, etc .
Pesquise sobre o mercado
Várias pesquisas mostram que a área é bastante promissora.
Além do estudo da IMC, a Fortune Business Insights previu que a taxa de crescimento anual composta (CAGR) será de 12,3% no período de 2021 a 2028.
Outros fatores relacionados à automação residencial também estão em crescimento. É o caso da Internet das Coisas (IoT), área voltada à conexão de objetos do dia a dia, como eletrodomésticos e maçanetas, por exemplo.
Um relatório da Million Insights prevê que o tamanho do mercado global de segurança de IoT deve crescer 29,7% até 2025, chegando a 9,88 bilhões de dólares.
Ou seja, a área está só começando e os profissionais que souberem aproveitar vão sair ganhando!
Conquiste os clientes
Um profissional capacitado vai poder oferecer esses serviços aos clientes praticamente em primeira mão.
Muitas vezes, o cliente nem sabe o que pode automatizar em uma residência ou o que é necessário para ter a automação residencial.
Você, como um bom profissional, pode mostrar todas as vantagens e abrir espaço em um mercado que está só começando.
Mas para isso, você vai precisar de um bom curso para saber como fazer automação residencial.
E nisso, a Intensiva Cursos pode te ajudar!
Por que fazer um curso de automação residencial com a Intensiva?
A Intensiva possui um curso de automação industrial que aborda de forma didática e prática os ensinamentos sobre a área.
As aulas são 100% online e o curso tem certificado válido, reconhecido em todo o Brasil.
São 60 horas de conteúdos que vão torná-lo um profissional capacitado para atuar na área e entrar em um mercado que está no auge do seu crescimento.
A automação traz mais modernidade, segurança e praticidade para a residência e você pode ser o profissional que proporciona tudo isso aos seus clientes.