Cuidar do visual não é só coisa de mulher. Ter uma barba bem-feita e cuidada é rotina para muitos homens, por isso, ter um empreendimento nesse ramo é muito vantajoso.
As barbearias se diversificaram e multiplicaram nos últimos tempos e, atualmente, muitas delas vão além das “barbearias de bairro”, pois, por essa grande procura pelos serviços oferecidos, montar uma barbearia se tornou uma oportunidade. E se você se identifica com a atividade e ela combina com o seu perfil, esse texto é para você, vamos te apresentar um mini guia de como montar a sua barbearia e ter o seu próprio negócio. Confira as dicas a seguir.
Pesquisa de mercado
Você precisa conhecer o público local e também a localização, é importante ter esse conhecimento antes de investir. O local pode já ter muitos estabelecimentos, mas isso não significa que você não vai ter sua clientela, viu? Mas será preciso considerar a concorrência e avaliar o que vai ser preciso fazer para se tornar diferente. Por esse motivo é tão importante a pesquisa de mercado, você já vai entender o que precisa focar para se tornar atrativo e diferenciado.
Defina o local
Depois de realizar a pesquisa de mercado e entender o público e localização, é hora de definir um ponto estratégico para o negócio. E para não ter nenhum problema, é recomendado seguir alguns passos, veja:
- Visite muitos lugares e vá eliminando o que não é de acordo com você;
- Tenha em mente o projeto da barbearia;
- Confira a situação do imóvel (luz, água, IPTU, etc.);
- Avalie as regras do espaço, ainda mais se for em prédios comerciais ou condomínios;
- Faça tudo baseado em contratos legais e transparentes para não ter dor de cabeça futuramente.
Crie uma identidade da sua marca
Depois da escolha do local, é hora de colocar toda a sua criatividade para fora. Para tornar sua barbearia única é muito importante ter esse processo criativo, pense no conteúdo visual, logo e nome, aposte em imagens simples, fontes adequadas e ideias que chamem a atenção do seu público. Mantenha sempre um padrão em seus canais de comunicação, a mesma identidade para redes sociais, flyers e decoração interna.
Ofereça serviços que chamem a atenção do cliente
Hoje existem muitas barbearias que oferecem muito mais que corte e barba, não é difícil encontrar locais com bares, jogos, estúdios de tatuagem ou lojas de roupas. Os serviços “extras” acabam chamando a atenção dos clientes, e pode ser uma identidade para o seu estabelecimento, uma forma de você fidelizar o seu público. Então, como dica, você pode buscar parcerias com outras marcas e aumentar os serviços oferecidos.
Tenha produtos de qualidade
Para ter uma barbearia de sucesso é importante ter e oferecer produtos de qualidade, não vale nada investir no local ou na capacitação profissional e deixar a desejar nos produtos utilizados. Trabalhe com marcas de renome e de alta qualidade, procure sempre o mesmo fornecedor, assim você padroniza os produtos.
Invista na qualificação profissional
Como qualquer outro estabelecimento, uma barbearia precisa oferecer serviços de qualidade e com profissionais qualificados, por isso, invista na sua capacitação profissional e nos demais colaboradores que irão trabalhar com você. Além disso, não deixe de acompanhar as novidades do mercado e as ações dos concorrentes, aprenda sobre técnicas e estude todos os tipos de cortes. Afinal, quanto mais capacitados você e sua equipe são, melhores serão os resultados do seu estabelecimento.
Curso de capacitação
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