O mercado da beleza é uma ótima oportunidade para quem quer iniciar um negócio, pois esse ramo vem crescendo muito e pode ter grandes chances de sucesso.
O ramo da estética tem crescido cada vez mais no mercado, está sempre inovando e possui um público fiel. O brasileiro se preocupa com a aparência e coloca os cuidados estéticos como prioridade. Então, se você pensa em abrir algo para ganhar dinheiro e quer investir em uma clínica de estética, nesse texto vamos te dar algumas dicas do que você pode fazer. Veja a seguir.
O que é uma clínica de estética?
É um estabelecimento que oferece diversos serviços voltados para tratamentos corporais e faciais, os procedimentos podem ser feitos manualmente ou com o auxílio de algum equipamento específico, como aparelho para peeling, laser, etc.
Serviços que podem ser oferecidos manualmente em uma clínica:
- Limpeza de pele;
- Esfoliação facial;
- Drenagem linfática;
- Massagem relaxante;
- Massagem terapêutica;
- Depilação.
Serviços que podem ser oferecidos com o uso de algum aparelho:
- Harmonização facial;
- Preenchimento labial;
- Peeling químico;
- Microagulhamento;
- Bichectomia;
- Depilação a laser.
O que é preciso para abrir uma clínica?
Os cinco passos principais são:
- Montar um plano de negócio: um documento que descreve os pontos principais para a montagem de uma empresa, nele são definidos e descritos o objetivo do negócio, missão, visão, valores, investimento inicial, formato jurídico e tributário, descrição dos produtos que serão oferecidos, etc.
- Reunir a documentação necessária para a abertura do negócio: isso inclui providenciar autorizações relacionadas à legislação sanitária, seguindo referência técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Anvisa.
- Pensar na infraestrutura: a parte de equipamentos que serão utilizados na clínica, porém, além disso, as clínicas precisam seguir uma orientação de espaço físico, que é determinada pela Anvisa. Os locais onde serão realizados procedimentos de estética e/ou de embelezamento devem ter área mínima de 10 m², com largura mínima de 2,50 m. Esse espaço é indicado para, no máximo, duas cadeiras, ou seja, 5 m² por cadeira.
- Pensar na equipe de profissionais: se o seu foco é atender um volume alto de clientes, você precisa contratar mais funcionários para trabalhar. É importante procurar por pessoas que possuem formação e que não vão prejudicar o seu estabelecimento.
- Divulgação: ações de marketing e promoções no início podem ajudar a criar um público fiel para sua clínica, invista nisso.
Quais os principais aparelhos para montar a clínica?
É importante que você saiba quais aparelhos precisam fazer parte de uma clínica de estética para você iniciar os tratamentos. Dentre os considerados básicos para esse tipo de negócio estão:
- Maca fixa;
- Cadeira reclinável;
- Geladeira para armazenamento de produtos especiais;
- Estufa para esterilização;
- Materiais como: luvas, máscaras e toucas.
A compra dos demais aparelhos está condicionada aos procedimentos que serão executados na clínica. Algumas sugestões que você pode colocar:
- Aparelho de alta frequência;
- Aparelho de carboxiterapia;
- Aparelho de radiofrequência para emagrecimento;
- Manta térmica;
- Ultrassom;
- Aparelho para peeling;
- Vapor de ozônio.
Curso para te ajudar
Ainda está confuso sobre como começar? Aqui, na Intensiva Cursos, temos um curso perfeito para você nesse início. O curso de Como Montar o seu Negócio na Área da Estética e Depilação vai te ajudar de forma simples e explicativa. Não fique de fora, garanta já a sua vaga e abra a sua própria clínica. Clique aqui e saiba mais sobre o curso.