O Controlador Lógico Programável (CLP) é utilizado em indústrias para comandar e monitorar máquinas e seus processos.
O que é CLP?
O Controlador Lógico Programável é um tipo de computador especial utilizado em indústrias, controles de máquinas e processos em diferentes aplicações. A sua estrutura é parecida com a de um computador comum, possui: processador ou CPU, memória para leitura e gravação, memória de leitura e portas de comunicação. A diferença é que o CLP comporta sujeiras e poeira, altas temperaturas, ruídos e vibrações, justamente porque ele é projetado para atuar em ambientes de indústria.
Quais são os componentes do CLP?
Muito semelhante com um computador normal, saiba quais são os componentes do equipamento:
- Memória: onde ficam armazenadas todas as informações necessárias para que as atividades sejam executadas.
- Cartão de entrada: o cartão recebe um sinal elétrico do ambiente externo e envia para dentro do CLP.
- Processador: esse elemento é um chip, que irá realizar o processamento do programa.
- Cartão de saída: o cartão envia um sinal elétrico para o ambiente externo com a finalidade de acionar algum equipamento.
- Barramento: o barramento é a placa responsável por fazer a comunicação entre os componentes descritos acima.
- Fonte de energia: tem a mesma finalidade das fontes de energia, é ela que transfere energia, alimentando o equipamento.
Todos os elementos precisam funcionar em conjunto para que o objetivo final seja concluído.
Como é o funcionamento do CLP?
Ele é utilizado para comandar e monitorar máquinas, recebe informações de sensores e dispositivos, processa os dados e controla os atuadores e dispositivos de saída conforme foi programado. Dessa forma, com base na leitura, o CLP pode registrar dados em tempo real, como, por exemplo: temperatura de operação, produtividade da máquina e até iniciar e interromper algum processo ou gerar alarmes de mau funcionamento.
Ou seja, o CLP funciona como se fosse um sistema de controle sobre os processos, mas, para que esse controle seja executado corretamente, é preciso que ele seja programado. Os dados precisam ser fornecidos a ele através de um meio de linguagem de programação adequada, para que, assim, desempenhe a ação desejada.
O Programador de CLP
O programador de CLP é quem programa os componentes de automação industrial por meio dos controladores lógicos programáveis, ele quem desenvolve software para o controle de máquinas e processos industriais. Por isso, para um bom funcionamento de CLP, é preciso ter um profissional adequado na empresa, que entenda sobre a tecnologia e que desempenhe muito bem a função.
Você trabalha com tecnologia e pretende iniciar sua carreira na indústria? Faça o curso de Programador de CLP com a Intensiva. No nosso curso, o aluno irá compreender o funcionamento dos CLP’s, além de ser capacitado a elaborar a programação de sistemas automatizados. Clique aqui, faça o curso e garanta seu certificado.