Tratar bem os clientes é o primeiro passo para se tornar um bom vendedor, mas só isso não garante o seu sucesso nas vendas.
Se tornar um bom vendedor não é tarefa fácil, oferecer produtos, auxiliar na escolha e até mesmo convencer o cliente em uma compra demanda empenho e paciência do vendedor. Por isso, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a trabalhar com o público e ser lembrado com carinho pelos clientes. Acompanhe a seguir.
1 – Paixão pelo que faz
Você precisa gostar do que faz, pessoas que têm amor pela profissão trabalham melhor e são mais felizes com o trabalho. Isso facilita muito ter sucesso e reconhecimento no meio, além de beneficiar os clientes com um atendimento de qualidade.
2 – Trabalhe com entusiasmo
Sorriso no rosto e bom humor são essenciais para os clientes gostarem de você, demonstrar que está empolgado com a venda faz com que o cliente se sinta mais à vontade e acolhido pela loja. Por isso, seja educado, gentil e simpático e demonstre satisfação em atender.
3 – Escute os clientes
Ouvir é sempre importante. Como você pode ajudar alguém se você não parar para escutar? É ouvindo o cliente que você vai entender a necessidade dele e, então, poderá oferecer ajuda.
4 – Esteja sempre à disposição
Explique para o cliente que ele pode contar com você, mostre que está disposto a ajudar e atender no que ele precisar. Se ele precisar de um modelo diferente, ajude-o a encontrar o que procura, mostre que você está pronto para auxiliá-lo.
5 – Confio em você e no seu trabalho
Você precisa acreditar no seu trabalho e entender a importância que você possui e que o seu trabalho é primordial para ajudar as pessoas a realizar as compras. Seja confiante e tenha na ponta da língua todos os motivos pelos quais seu trabalho importa.
6 – Conheça o que você vende
É de extrema importância você saber o que está vendendo, esteja preparado para responder qualquer tipo de pergunta sobre o produto, como composição, funcionalidade, serventia, diferencial. O cliente vai querer saber cada detalhe e você precisa convencê-lo a comprar, por isso, estude sobre o seu produto.
7 – Não desista
Se o cliente não realizar a compra, não desanime, outros clientes irão aparecer e você irá vender. Não insista se ele não quiser, porque, se você ficar insistindo muito, pode ser confundindo com um vendedor chato, e isso não é legal, né?
8 – Faça o seu melhor
Você precisa oferecer o seu melhor, faça sempre o que estiver ao seu alcance para promover a melhor experiência possível para o seu cliente, isso gera confiança e ele sempre buscará pelo seu atendimento.
9 – Seja honesto
Não minta para o seu cliente apenas para ele fazer a compra, além de antiético, isso não irá fazer de você um bom vendedor. Não esconda nenhum detalhe sobre o produto, a operação ou pagamento, seu cliente merece ser informado de tudo.
10 – Respeite seu cliente
Nem todo cliente é fácil de lidar, mas, independente de qualquer situação, você precisa manter o respeito e ser gentil e amigável. São essas atitudes que têm o poder de definir o seu atendimento e resultam em uma conclusão positiva para o seu trabalho.
11 – Invista em cursos
Cursos de como ter um bom atendimento podem te ajudar a trabalhar melhor e ser um bom vendedor, invista em cursos rápidos que irão te beneficiar.
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- Princípios fundamentais para um bom atendimento;
- Inteligência emocional;
- O que é qualidade e seus tipos;
- Comunicação verbal e escrita;
- A necessidade de atenção na satisfação dos clientes, entre outros.
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