Curso Online tem a mesma validade que Curso Presencial?

Curso online tem a mesma validade que curso presencial

Com a dádiva da internet os cursos online surgiram, e desafiando o padrão antigo da indisponibilidade da informação, tornando-a abundante à todos e de fácil acesso. Literalmente à um clique de distância. Isso causa uma grande dúvida: seriam os cursos online tão válidos quanto os presenciais? Saiba mais!

Hoje em dia, raros os cursos online que não fornecem certificados de conclusão de curso. A dúvida então da validade do curso deixa de ser diretamente ao cerne do conhecimento, mas do reconhecimento que o certificado possui. Seria o profissional formado em curso presencial mais valioso que o que optara pelo curso online?

A resposta é um grande e uníssono NÃO.

A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO

Desde os grandes diplomas emoldurados nas paredes das nossas casas, até os riquíssimos Lattes, a certificação oficial prova o conhecimento que fora absorvido por você ao ter contato com algum curso em específico.

O certificado serve para coroar nossos esforços, assinalar e provar o domínio, assim como comprovar sua capacidade de por os conhecimentos em ação através de seu labor. Isso nos trás de volta à questão dos cursos online e seus certificados.

Em certificados não existem detalhes sobre como foi o curso. Se online, muito menos se foi presencial, gratuito ou afins. De acordo com a Legislação Brasileira, qualquer instituição reconhecida, por lei, pode fornecer uma variedade de metodologias que estimulem o aprendizado de cursos de formação profissional, inclusive, a transferência da sala de aula para o ambiente online!

Isso vale tanto para Universidades, que são regulados pelo MEC, quanto para os cursos livres e profissionalizantes, estes sendo cobertos pelo véu da Lei das Diretrizes Nacionais da Educação. Falamos mais sobre isso aqui !

ONDE POSSO USAR O CERTIFICADO DE CURSO ONLINE?

Como pudemos ver, os cursos online são completamente iguais aos cursos presenciais, podendo ser usados em qualquer situação onde o conhecimento do curso possua relevância. Quer seja em entrevistas de emprego, concursos públicos, ou como comprovação de atualização e especialização.

Vamos então agora ver as maiores vantagens para se fazer um curso online, além claro de todo o reconhecimento e relevância que os cursos presencias já possuem? Vê só!

5 VANTAGENS DE FAZER UM CURSO ONLINE

Presentes em todas as regiões do nosso país, os cursos online viralizaram e se tornaram altamente requisitados. Mas qual seria o motivo disso? O que os cursos online fornecem que é tão desejado pelos nossos estudantes brasileiros? Vejamos mais abaixo algumas vantagens que podem estar atraindo esses tantos profissionais em busca de especialização e formação:

1. FLEXIBILIDADE: Com a rotina corrida do dia a dia atual, um curso que pode se moldar às suas disponibilidades de estudo e ainda lhe fornece a mesma relevância frente ao mercado de trabalho é realmente um grande diferencial;
2. DISPONIBILIDADE: A flexibilidade não é só temporal, mas também quanto ao espaço. Já que você não precisa se deslocar à nenhum lugar e pode acessar de qualquer aparelho, você pode assistir suas aulas desde um aparelho de telefone, até um notebook ou no conforto de sua casa na sua máquina;
3. VALORES MAIS EM CONTA: Por não arcar com espaços físicos e com salários mensais para o corpo docente, os valores dos cursos online costumam ser deveras mais baixos que os de cursos presenciais.
4. AUTONOMIA NOS ESTUDOS: A organização dos estudos passará a ser completamente sua, sem horários de entrada e saída das aulas. Dessa forma, você pode organizar a ordem em que irá pegar algumas matérias, dedicar-se mais a algumas em alguns dias ou a outras noutros momentos;
5. APRIMORAMENTO DE CURRÍCULO: Ter um currículo bem cheio nos dias de hoje é uma necessidade, há tempos deixou de ser um diferencial. Portanto, temos sempre de nos atualizar e nos aperfeiçoar para estar condizentes com a demanda do mercado!

Confie em seu conhecimento, tenha orgulho de seu curso e do certificado, seja ele decorrente de aulas online ou presenciais! Uma das coisas que mais ouvimos das pessoas sábias é que:

“Tudo podem nos tirar, desde dinheiro, bens e até mesmo a alegria. Mas nunca, ninguém jamais tirará o nosso conhecimento!”

É com isso que finalizamos o nosso artigo, esperamos ter tirado todas as suas dúvidas e ter lhe deixado mais seguro para apostar num de nossos cursos online!

Nós da Intensiva Cursos possuímos uma série de cursos que podem te ajudar nesse seu caminho rumo ao seu aprimoramento e entrada no mercado de trabalho! Não deixe de conferir nossas opções para estar sempre estudando algo e melhorando o seu futuro 😛

Abraços e até o nosso próximo artigo!

 

Crédito da imagem: Projetado pelo Freepik