A educação inclusiva vai além da escolarização de pessoas com deficiência (PcD), pois incluir significa fazer parte de um certo grupo. A inclusão é convivência com a diversidade, para todos os alunos
O que é educação inclusiva?
É um modelo de ensino que propõe igualdade nas possibilidades de escolarização. O objetivo é que todos os estudantes, sendo crianças, adolescentes e alunos do ensino superior, tenham direito a educação em um só lugar. É proposta para valorizar as diferenças e permitir a convivência respeitosa no ambiente escolar.
Sendo assim, a educação inclusiva oferece o mesmo aprendizado para todos os alunos, independente de limitações ou particularidades. Com a inclusão, eles interagem e experimentam a vida em comunidade.
Qual a importância da educação inclusiva?
Diferente da educação especial, a educação inclusiva não separa o aluno do aprendizado e do convívio com os outros estudantes, e isso permite que ele se desenvolva como parte da sociedade. Isso vem se mostrando benéfico para os alunos que frequentam instituições que adotam a educação inclusiva, além disso, a convivência na diversidade contribui para que todos se desenvolvam sem nenhum tipo de discriminação entre eles, promovendo respeito e direito de aprendizado a todos.
Quais os princípios da educação inclusiva?
Existem cinco princípios que devem ser lembrados pelos educadores e que precisam se manter firmes por eles. São eles:
- Toda pessoa tem o direito de acesso à educação: isso quer dizer que a educação é para todos, sem obstáculos físicos, intelectuais ou qualquer outra coisa que possa impedir esse direito.
- Qualquer pessoa aprende: toda pessoa tem a capacidade de aprender algo, a única diferença é o caminho percorrido para obter o conhecimento.
- O processo de aprendizagem é individual: muitas pessoas podem seguir o método tradicional, outros precisam de recursos mais elaborados, mas todos podem e devem ter incentivo ao aprendizado.
- Convívio no ambiente escolar beneficia a todos: ter contato com a diversidade é importante para a formação completa dos indivíduos, todos adquirem benefícios com a inclusão escolar e social, tanto os que são inseridos quanto os que acolhem.
- Educação inclusiva diz respeito a todos: a inclusão é para as pessoas com deficiência como para qualquer outro tipo de diferença (física, mental, cultural, social, racial ou étnica).
Quais práticas inclusivas podem ser adotadas pelas instituições?
As práticas inclusivas envolvem:
- Ambientes com acessibilidade;
- Salas multifuncionais;
- Salas de apoio;
- Equipe multidisciplinar;
- Recursos e tecnologias especializadas disponíveis;
- Aulas que promovem interação, colaboração e cooperação de todos;
- Adaptação e flexibilização curricular que promovam melhorias na aprendizagem;
- Avaliações e atividades que considerem o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que vão além do conteúdo.
Para que essas práticas sejam possíveis, é necessário investimento na formação de professores e rede de apoio, além da promoção da participação de pais e responsáveis dos alunos.
Curso para professores
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