O eletricista é responsável pela implementação, manutenção e reparação de instalações elétricas, tanto residenciais quanto industriais.
O eletricista é a pessoa capacitada para fazer instalações elétricas em ambientes domésticos, industriais e comerciais. A função requer muita prática e treino, e mesmo sendo um campo de muitas oportunidades, atualmente faltam profissionais para preencher as vagas disponíveis. Você gosta dessa área e quer ter a oportunidade de trabalhar nessa profissão? Então, continue a leitura e conheça a carreira de eletricista.
Como funciona a carreira do eletricista?
Um eletricista pode atuar em diversas áreas, todas oferecem ótimas oportunidades de emprego. Algumas especializações, como montador e instalador, são comuns na área, assim como algumas formações técnicas. Um eletricista pode ser técnico em eletrônica, eletroeletrônica, eletrotécnica e eletromecânica.
E independente da área, o eletricista pode trabalhar com diversos outros profissionais na construção de moradias, prédios industriais ou comerciais. Entre as suas funções, estão:
- Instalar fiação;
- Fazer manutenção;
- Analisar e interpretar desenhos técnicos de instalações elétricas;
- Consertar equipamentos elétricos;
- Elaborar orçamentos e projetos para instalações.
É um trabalho complexo que exige muita determinação e conhecimento na área.
Habilidades além do trabalho em si
Um bom eletricista precisa ter conhecimentos técnicos e práticos, mas, além disso, deve ter boas habilidades em:
- Comunicação: pois irá conversar diretamente com seus clientes e colaboradores;
- Solucionar problemas: precisa saber lidar com crises;
- Negociação: deve saber negociar com clientes e empresas;
- Interpretação: interpretar e compor diversos projetos.
Além dessas habilidades, é importante que um eletricista saiba sobre informática, pois, atualmente, todas as técnicas estão evoluindo, e com conhecimento sobre os programas e ferramentas mais modernas, você consegue mais oportunidades profissionais.
Remuneração e empregabilidade
Quanto ganha um eletricista? Bom, isso depende de alguns fatores, mas a média salarial no Brasil é de R$ 1.934,00, mas, como a profissão não possui um piso salarial que vale para todo país, o valor depende da empresa que contrata e dos sindicatos locais. Em média, o eletricista eletrônico é o que ganha melhor na área, com um salário de aproximadamente R$ 2.524,78. E sobre vagas, o mercado de trabalho está em constante busca por profissionais capacitados e bem treinados, a busca é alta para as pessoas que pensam em entrar para a área.
Faça um curso você também
Se você quer ingressar na área e está buscando por um curso com certificado, encontrou! Aqui, na Intensiva, temos o Curso de Eletricista Predial e Residencial, que aborda de forma didática, prática e de fácil entendimento todos os conceitos e as principais técnicas para realizar trabalhos com instalação e manutenção elétricas. Clique aqui e comece hoje mesmo as aulas!