Quando o assunto é compra, não basta apenas ter dinheiro disponível, é preciso saber comprar corretamente, de uma forma estratégica e assertiva para evitar alguns erros.
Matéria-prima de baixa qualidade ou que não atende os requisitos mínimos, excesso ou falta de estoque e orçamento desperdiçado, esses são alguns erros que podem acontecer se não existir uma boa gestão de compras. Mas, afinal, o que é gestão de compras? Vamos explicar no texto a seguir.
O que é gestão de compras?
É a organização e o planejamento do processo de compras de uma empresa, define as estratégias que irão viabilizar a compra dos insumos de produção em indústrias, mercadorias no varejo e distribuidoras ou materiais de escritório de toda empresa. É responsável por realizar as negociações com fornecedores, tentar reduzir os custos
e sempre manter a qualidade dos materiais adquiridos.
Qual o objetivo da gestão de compras?
- Aprimorar o relacionamento com os fornecedores, buscando parcerias favoráveis ao negócio da empresa;
- Fazer uma negociação satisfatória;
- Manutenção da padronização e qualidade dos produtos;
- Reduzir os custos dos processos de compra;
- Manter o bom fluxo de materiais na empresa;
- Possibilitar pesquisa de novos produtos pelo mercado;
- Analisar custos de oportunidade envolvendo custo e benefícios dos produtos comprados.
Quais as responsabilidades da gestão de compra?
A gestão deve:
- Planejar as aquisições, determinando as especificações de compra e detalhando qualidade, quantidade, tempo e lugar de entrega.
- Selecionar os fornecedores adequados para cada serviço ou produto;
- Emitir os pedidos;
- Registrar todas as negociações e cotações;
- Organizar e determinar o destino dos produtos;
- Calcular as despesas com estocagem e depreciação dos produtos adquiridos;
- Manter o fluxo contínuo de mercadorias e suprimentos necessários para a produção;
- Fazer o checklist de recebimento e o relatório de uso na empresa.
Dicas para uma boa gestão de compras
Para ter uma boa organização do fluxo de trabalho e compreensão das demandas, é necessário seguir algumas práticas para facilitar a gestão de compras. Confira a seguir:
- Alinhar as compras com a demanda do consumidor final: é fundamental para uma boa gestão de compras, por exemplo, o varejo precisa comprar conforme a venda dos produtos. A indústria pode adequar sua produção conforme o consumo real.
- Monitorar os produtores e as atividades desenvolvidas na empresa: fazer uma relação sobre o que está acontecendo na empresa é importante para definir a estratégia do setor de compras, assim, garantir um monitoramento eficiente e a produtividade da empresa.
- Organização: é fundamental para garantir que os serviços e produtos necessários estejam disponíveis, dessa forma, evita o desperdício, atrasos ou paralisação de atividades.
- Compare todos os preços e tente negociar: você pode obter mercadorias de qualidade com o menor custo possível, aumentando a margem de lucro.
- Conheça seus fornecedores: é muito importante ter fornecedores confiáveis, com prazos de entrega, qualidade e preço justo.
- Conte com a tecnologia: é importante usar a tecnologia a seu favor, existem sistemas que podem aproximar o setor de compras ao financeiro e estoque da empresa.
Aperfeiçoamento na profissão
Trabalha no setor de gestão de compras e gostou dessas dicas? Então, você vai gostar ainda mais do nosso curso online. Aqui, na Intensiva, temos o curso de Gestão e Controle de Compras, que tem o objetivo de aperfeiçoar os profissionais que atuam junto às atividades de compra e movimentação de mercadorias, a fim de otimizar o fluxo de compra, o processo produtivo, a venda e, consequentemente, os resultados da empresa. Clique aqui e garanta a sua vaga, todos os nossos cursos possuem certificados reconhecidos no Brasil todo.