O Brasil é um dos maiores mercados de estética e cosmética no mundo, e a procura por procedimentos relacionados à beleza vem crescendo cada dia mais.
As novidades e procedimentos no mundo da beleza não param de surgir, cada dia um tratamento novo é lançado e a procura por ele é imediata. Por exemplo, você sabia que existe terapia capilar? E cosmetologia? Você sabe o que é? Fique tranquilo que vamos explicar tudo neste conteúdo.
O que é terapia capilar?
É a área que estuda os fios, couro cabeludo e pelos para tratar e manter em dia a saúde deles. Com a terapia capilar, é feito um diagnóstico e um tratamento específico para a patologia de cada paciente, que pode ser: quedas de cabelo, infecções, quebra dos fios, inflamação e doenças no couro cabeludo. As patologias são tratadas na área de tricologia, uma associação de técnicas terapêuticas, que podem ser técnicas manuais, com aparelhos ou cosméticos.
Quais os benefícios da terapia capilar?
- Melhora a oxigenação e circulação sanguínea do couro cabeludo;
- Reduz a oleosidade;
- Reduz a queda capilar;
- Reduz a escamação;
- Melhora e trata a caspa (dermatite seborreica);
- Trata a coceira e a sensibilidade do couro cabeludo;
Os principais tratamentos são:
- Detox capilar: é uma limpeza profunda que higieniza, esfolia e até regenera o couro cabeludo. É o primeiro passo para realizar os outros tratamentos e pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, é muito utilizado em casos de descamação e excesso de oleosidade.
- Aromaterapia: são utilizados óleos essenciais e vegetais para o tratamento de doenças do couro cabeludo e nos fios de cabelo. Alguns óleos podem estimular a circulação sanguínea, combater a queda capilar e ter ação fungicida, anti-inflamatória, cicatrizante e bactericida.
- Alta frequência: é utilizado um gás com propriedade ionizante, que ativa a circulação sanguínea, fortalece o folículo piloso, reconstrói a cutícula capilar, auxilia os danos produzidos pela química nos cabelos e a alta frequência também cauteriza possíveis feridas no couro cabeludo.
- Massagem capilar: é um tratamento auxiliar, alivia o estresse, que é um dos fatores para a queda de cabelo, e ativa a circulação sanguínea do couro cabeludo, assim, melhora o transporte de nutrientes até os fios.
- Microagulhamento: feito com um “rolo com agulhas”, oferece microagulhadas à pele, gerando múltiplas micropunturas.
- Laser e led de baixa intensidade: utilizando a fotobiomodulação, a luz ativa as células e estimula o metabolismo local, assim, reduz a inflamação e o processo bactericida, melhorando o aporte sanguíneo.
O que é cosmetologia capilar?
É a área que estuda e desenvolve produtos com o objetivo de melhorar a saúde dos cabelos e do couro cabeludo. Descobre quais ativos são indicados para os problemas capilares e desenvolve e melhora as formulações para deixar o tratamento mais eficaz, prático e também seguro. Além disso, busca conhecer as necessidades de cada tipo de cabelo, os procedimentos químicos que afetam a estrutura e quais nutrientes os fios necessitam.
Por que a cosmetologia capilar é importante para o cabeleireiro?
Quando se trata de um estudo avançado sobre os efeitos que os procedimentos químicos possuem, é muito importante que o cabeleireiro entenda quais produtos estão sendo usados, pois isso garante que os fios não sejam danificados e quais ativos poderão auxiliar na recuperação ou reestruturação.
Curso de Cosmetologia Aplicada a Terapia Capilar
Você sabia que pode realizar o curso estudando de casa? Aqui, na Intensiva Cursos, temos o Curso de Cosmetologia Aplicada a Terapia Capilar, indicado para profissionais que trabalham com salão ou com vendas de produtos. O profissional irá entender como cada produto funciona, quais são seus mecanismos de ação e suas bases cosméticas. Clique aqui e saiba mais sobre o curso, garanta seu certificado.